Iniciado em 01 de agosto de 1999, O Fundo Municipal de Previdência Social de Coronel Bicaco - FMPS, passou a reservar dinheiro para cumprir com os benefícios previdenciários dos servidores públicos municipais.

Esse Fundo é gerido pelo Conselho Municipal de Previdência - CMPS, e constituem o Sistema Municipal de Previdência Social - SIMPS, sistema esse que representa a modalidade previdenciária do Município, que é o Regime Próprio de Previdência Social - RPPS. Toda essa trajetória é narrada em um menu próprio neste site. Para acessar este conteúdo, clique aqui.

No final do mês de novembro de 2015 o Fundo de Previdência alcançou reservas no montante de R$ 10.137.179,29. Embora um valor expressivo,  essa quantia ainda é muito aquem do que deveria existir, se considerarmos a  data de opção do Município pelo Regime Próprio (12/11/1991).

Nos últimos anos vivemos problemas pontuais que freiam um crescimento mais expressivo das reservas  do Fundo. Um deles é a falta de reposição dos servidores de carreira (concursados), e o outro, são os constantes atrasos nos repasses previdenciários patronais por parte do Município, que desde 2010 tem sido cada vez mais frequentes.

Essas dificuldades tem exigido dos  Conselheiros um trabalho permanente de fiscalização e cobrança, missão nem sempre simples e compreendida pelos gestores municipais. Paralelo a isso, o Conselho promoveu um trabalho de transparência através deste site na internet, que tem sido elogiado por Auditores do Tribunal de Contas e do Ministério da Previdência, onde todas as informações de interesse dos segurados do Sistema estão a disposição de forma mais clara possível e atualizada.

Cientes que teremos muitas dificuldades ainda, pois o custo da previdência aumenta a cada ano para o Município, justamente para sanar os erros do passado, apostamos na profissionalização, na transparência e no interesse dos colegas,  em acompanhar, fiscalizar e sugerir alternativas, as quais precisam encontrar sincronia e entendimento pelos gestores municipais, pois a sustentabilidade do Sistema Previdenciário, é única alternativa para sobrevivência do Município nas próximas décadas.

Para acompanhar a evolução das reservas do Fundo no ano de 2015, bem como suas rentabilidades mensais, clique aqui: