foto calculo atuarial

Conforme determina a legislação, foi entregue no último dia 07/12, o cálculo atuarial do SIMPS de 2016, relativo ao exercíco 2015.

Fez se presente com os Conselheiros do SIMPS, o Atuário Joel Fraga, integrante da empresa CSM, que é contratada para o referido estudo anual.

O cálculo atuarial é uma ciência que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas buscando determinar fluxos financeiros, e no caso dos RPPS, projeções que permitam estabelecer alíquotas que garantam a sustentabilidade do sistema no tempo. Fundalmentalmente o estudo busca, por meio do conhecimento histórico, de contribuições estatísticas e hipóteses, formar no presente um fluxo de caixa, que venha a assegurar os compromissos futuros.

Falando especificamente do nosso RPPS, registramos que o estudo sofreu atraso em virtude da ausência de um servidor dedicado ao SIMPS, para a realização da coleta de dados necessários. Já os resultados da avaliação apontam poucas mudanças em relação ao estudo anterior, tanto que não houve alteração nas alíquotas. Outro fato importante foi que, pela primeira vez, houve redução do passivo atuarial de R$ 31.182.505,61 para 29.672.857,15 o que, significa melhora na “saúde” financeira do sistema.

O quadro abaixo aponta o crescimento do saldo em relação as reservas nos último 10 anos, traduzido no processo evolutivo do Índice de Cobertura da Reserva Matemática (ICRM), que chegou a 24,61% em 2016.

icrm

O estudo recebido nos traz a certeza que, apesar das dificuldades, atrasos nos repasses e parcelamentos, o sistema está equilibrado e projetado para o futuro, apesar da lacuna deixada pela ausência de contribuição de 1991 a 1999, e donominado passivo atuarial. O próximo cálculo atuarial relativo ao exercício 2016, deve ser prublicado até 31/03/2017 e já começamos a trabalhar na coleta de dados.

Veja todas as informações sobre este assunto, clicando aqui.